top of page
background.jpg
FOTP FLEURY.jpg
PAPEL

Programação

Maio

fotp.png
fotp.png

11 de maio
Recital de voz e piano com Eliane Coelho e Gustavo Carvalho
 

23 e 24 de maio
Auto da Compadecida, a Ópera

Setembro

fotp.png
fotp.png

01, 03 e 05 de setembro
Ópera “O Menino Maluquinho”


22, 24 e 26 de setembro
Ópera "Lucia Di Lammermoor"

Dezembro

fotp.png
fotp.png

Encerramento do XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz

background.jpg

Nunca foi tão urgente direcionarmos nossos olhares para a Amazônia, que é nossa casa, nosso refúgio no mundo, rica e ao mesmo tempo finita diante do uso desenfreado de seus recursos. Abundante nas águas e no verde, mas também na cultura e na arte, tão próprias da nossa região. É preciso, portanto, que novas formas de nos relacionarmos com ela comecem de dentro para fora. Daqui, como amazônidas, temos a responsabilidade de mostrar ao mundo como respeitar nosso lar. Em outras palavras, precisamos nos fazer ouvir. 

 

A 22ª edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz traz como tema “Vozes ecoando Amazônia”, permitindo que, a partir da música, nossas palavras cheguem a todos os lugares possíveis. Nosso festival, que desde a edição anterior assumiu o caráter de um ecofestival, cresce cada vez mais com o objetivo de preparar toda a cadeia produtiva da ópera para receber o maior evento climático do mundo - a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) - que acontecerá em 2025, e tem Belém como cidade candidata a sede.

 

Enquanto esse momento não chega, que sigamos prestigiando nossos artistas da ópera e nos encantando com as histórias contadas no palco do nosso majestoso teatro. Uma excelente temporada ao Festival de Ópera do Theatro da Paz!

Helder Barbalho, Governador do Pará.
HELDER.jpeg
background.jpg
URSULA VIDAL.jpeg
PAPEL

O Festival de Ópera do Theatro da Paz chega a sua 22ª edição se reinventando mais uma vez e movimentando não apenas a cadeia produtiva da ópera no Estado, mas também nossos sentidos e emoções. E por falar em movimento, é preciso destacar os caminhos que esse importante festival trilhou até aqui. A cada ano, ele vem se solidificando como uma importante ferramenta de acesso à cidadania cultural e de transformação, pois alcança diferentes frentes pela dimensão da sua estrutura de produção e seus impactos de grande escala.

 

Por meio do Festival de Ópera, foi possível investir em capacitação de técnicos do Theatro da Paz e de artistas paraenses com os cursos de formação em ópera; além da criação de projetos de extensão, como Sons de Liberdade, iniciativa realizada em parceria com a Seap, em unidades penais do Estado. O formato em temporadas permitiu ampliar e oportunizar o acesso ao público, com uma programação realizada durante o ano todo, e despertou o interesse em parcerias nacionais e internacionais. Por fim, desde 2022, ao assumir o caráter de ecofestival, a programação busca levar também para dentro do Theatro da Paz mais consciência ambiental, por meio das vozes que ecoam a Amazônia.

 

Mais um capítulo dessa linda história está iniciando agora. Esperamos todos e todas durante o XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é feito por nós e para nós, paraenses. Que venha mais uma edição para nos fazer vibrar e sentir novamente o poder transformador da arte.

Ursula Vidal, Secretária de Estado de Cultura do Pará.

bottom of page