top of page
background.jpg
PAPEL

Programação

Maio

11 de maio
Recital de voz e piano com Eliane Coelho e Gustavo Carvalho
 

23 e 24 de maio
Auto da Compadecida, a Ópera

Setembro

01, 03 e 05 de setembro
Ópera “O Menino Maluquinho”


22, 24 e 26 de setembro
Ópera "Lucia Di Lammermoor"

Dezembro

Encerramento do XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz

Nunca foi tão urgente direcionarmos nossos olhares para a Amazônia, que é nossa casa, nosso refúgio no mundo, rica e ao mesmo tempo finita diante do uso desenfreado de seus recursos. Abundante nas águas e no verde, mas também na cultura e na arte, tão próprias da nossa região. É preciso, portanto, que novas formas de nos relacionarmos com ela comecem de dentro para fora. Daqui, como amazônidas, temos a responsabilidade de mostrar ao mundo como respeitar nosso lar. Em outras palavras, precisamos nos fazer ouvir. 

 

A 22ª edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz traz como tema “Vozes ecoando Amazônia”, permitindo que, a partir da música, nossas palavras cheguem a todos os lugares possíveis. Nosso festival, que desde a edição anterior assumiu o caráter de um ecofestival, cresce cada vez mais com o objetivo de preparar toda a cadeia produtiva da ópera para receber o maior evento climático do mundo - a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) - que acontecerá em 2025, e tem Belém como cidade candidata a sede.

 

Enquanto esse momento não chega, que sigamos prestigiando nossos artistas da ópera e nos encantando com as histórias contadas no palco do nosso majestoso teatro. Uma excelente temporada ao Festival de Ópera do Theatro da Paz!

Helder Barbalho, Governador do Pará.

background.jpg
PAPEL

O Festival de Ópera do Theatro da Paz chega a sua 22ª edição se reinventando mais uma vez e movimentando não apenas a cadeia produtiva da ópera no Estado, mas também nossos sentidos e emoções. E por falar em movimento, é preciso destacar os caminhos que esse importante festival trilhou até aqui. A cada ano, ele vem se solidificando como uma importante ferramenta de acesso à cidadania cultural e de transformação, pois alcança diferentes frentes pela dimensão da sua estrutura de produção e seus impactos de grande escala.

 

Por meio do Festival de Ópera, foi possível investir em capacitação de técnicos do Theatro da Paz e de artistas paraenses com os cursos de formação em ópera; além da criação de projetos de extensão, como Sons de Liberdade, iniciativa realizada em parceria com a Seap, em unidades penais do Estado. O formato em temporadas permitiu ampliar e oportunizar o acesso ao público, com uma programação realizada durante o ano todo, e despertou o interesse em parcerias nacionais e internacionais. Por fim, desde 2022, ao assumir o caráter de ecofestival, a programação busca levar também para dentro do Theatro da Paz mais consciência ambiental, por meio das vozes que ecoam a Amazônia.

 

Mais um capítulo dessa linda história está iniciando agora. Esperamos todos e todas durante o XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é feito por nós e para nós, paraenses. Que venha mais uma edição para nos fazer vibrar e sentir novamente o poder transformador da arte.

Ursula Vidal, Secretária de Estado de Cultura do Pará.

bottom of page