top of page
A Luta
A Luta

sáb., 11 de mai.

|

Belém

A Luta

11/05 às 21h e 12/05/2024 às 20h | +14 anos

Horário e local

11 de mai. de 2024, 21:00 – 22:10

Belém, Avenida da Paz - Praça da República, S/N - Campina, Belém - PA, 66017-060, Brasil

Sobre o evento

Caso você não encontre ingressos on-line disponíveis, verifique a disponibilidade de ingressos na Bilheteria do Theatro da Paz. Mais informações através do telefone da bilheteria (91) 3252 - 8603.

O espetáculo A LUTA segue sua trajetória de sucesso nos palcos cariocas, agora com a indicação de AMAURY LORENZO ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como melhor ator. Amaury, que vem se destacando também na TV com o personagem Ramiro, na novela “Terra e Paixão” da Rede Globo, está em cartaz desde setembro de 2022, com sucesso de crítica e público. Com direção de ROSE ABDALLAH e dramaturgia de IVANJAF, A LUTA é um monólogo teatral baseado na terceira parte do livro Os sertões, de Euclides da Cunha (1866- 1909), que transforma o ator em um rapsodo que conta, em uma longa prosa épica, as batalhas ocorridas em Canudos, em 1896, entre os homens e mulheres chefiados por Antônio Conselheiro e as forças militares da República, recém-proclamada no Brasil (1889). Da mesma maneira que os rapsodos cantavam a Ilíada e a Odisseia de Homero, mantendo essas longas epopeias vivas pela fala e a memória, antes de poderem ser escritas, pode-se imaginar a Guerra de Canudos, segundo a visão de Euclides da Cunha, sendo narrada por um “contador de História” diante de uma plateia. Um só ator, usando a fala e o corpo, conta as sucessivas investidas do exército brasileiro contra o arraial e a reação de seus habitantes. Nessa terceira e última parte de Os Sertões Euclides criou uma simbologia poderosa, abandonando a linguagem acadêmica para traduzir jornalisticamente uma guerra de ideias: a luta entre as forças republicanas, que traziam a modernidade, contra o obscurantismo religioso, que alicerçava a monarquia; os brasileiros do litoral contra os do interior; as elites contra o povo; a fé contra a razão... para concluirmos que os dois lados acabaram se unindo pela intolerância e a violência.

Abertura dos portões: 1h antes do evento.

Duração: 1h10

Atenção: após o horário de início do espetáculo informado no ingresso, haverá uma tolerância de 15 minutos para a entrada do público, após a tolerância não será permitido o acesso. Abertura dos portões uma hora antes do início do espetáculo.

Compartilhe esse evento

bottom of page