top of page

Resultados da busca

118 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Amazônia Jazz Band abre oficialmente o AMAjazZON Festival na capital paraense | Theatro da Paz

    < Volte Amazônia Jazz Band abre oficialmente o AMAjazZON Festival na capital paraense Úrsula Pereira (Ascom do Theatro da Paz) 10 de ago. de 2023 Iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM) O que a história do jazz nos conta é que este gênero musical tem a capacidade de envolver outros estilos musicais e de se miscigenar com as músicas e ritmos de todo o mundo. Assim, na noite de quarta-feira (9), no Theatro da Paz, foi lançado o AmaJazzOn Festival, evento que converge culturas da Bacia Amazônica, com biodiversidade e conhecimento dos povos ancestrais que aqui se misturam, se firmando como um evento de referência da economia criativa no Brasil e no mundo. O lançamento do AmaJazzOn Festival teve como atração principal a Amazônia Jazz Band (AJB), com um repertório cuidadosamente selecionado. Produzido pela Connecting Dots, a iniciativa é do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM). Além do público, que nunca decepciona, o lançamento contou com a participação da Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; de Fernando Sousa, um dos organizadores do AmaJazzOn Festival, do Embaixador da República da Colômbia junto a República Federativa do Brasil, Guillermo Rivera, acompanhado de sua esposa, Dra. Marixa Guerrero. A secretária Úrsula Vidal em sua fala exaltou os povos amazônicos. “Somos povo do mato sim; povo da cidade; povo da floresta; povo dos campos; povo da várzea; povo das águas; e o povo que produz e pulsa cultura, tradição e ancestralidade. E será este povo que vai mostrar para o mundo a solução para crise climática que enfrentamos. Respeite a Amazônia! Respeite o povo da floresta!”, encerrou sob muitos aplausos do público. O AMAjazZON se propõe a ser um festival de jazz internacional na Amazônia, que promete oferecer uma experiência musical única em meio à exuberante natureza da região. Amor à Amazônia através da linguagem universal da música, num estilo musical internacional que incluirá artistas locais, com impacto social-econômico-ambiental relevante. De acordo com Fernando Sousa, um dos organizadores do Festival, o AMAjazZON será uma celebração única da magia do jazz e de encontro com a cultura do Brasil. "Lançamos o AmaJazzOn no decorrer dos ‘Diálogos pela Amazônia’ por considerar Belém como uma cidade perfeita, consciente da sua importância ao transmitir uma mensagem de preocupação ambiental para todo o mundo. Queremos que em curto prazo Belém do Pará se torne um dos maiores centros de convergência de culturas no mapa mundi, atraindo turistas e entusiastas de música de qualidade e conscientes da importância que a Amazônia”, explicou Fernando.Diane Santana, de Palmas no Tocantins, que estava em Belém para a Cúpula da Amazônia se disse muito emocionada. “A gente ouve falar de Amazônia e parece ser outro país e, de fato, é. O Brasil não conhece o Brasil. Belém é maravilhosa, quente, com o povo mais acolhedor do planeta. Que orgulho sentimos de ser brasileiros e de ter o Pará sediando a COP 30”, declarou. O Concerto A AJB trouxe um repertório de alto nível, com obras como "Blues for Mr. P" de Jim Martin, a clássica "Summertime" de George Gershwin, "Magic Flea" e "A Warm Breeze" de Sammy Nestico, e a icônica "Georgia on My Mind" de Hoagy Carmichael, em um brilhante arranjo de Dave Barduhn. A energia contagiante continuará com "The Jazz Police" de Gordon Goodwin, "The Blues Machine" e "Don't Get Around Much Anymore" em arranjos de Sammy Nestico e Roger Pemberton, respectivamente. Prepare-se também para se surpreender com a magistral "Mam-Bop" de Arturo Sandoval e o clássico "Straight No Chaser" de Thelonious Monk em um arranjo emocionante de John La Barbera. O concerto contou ainda com a participação da cantora colombiana Cecília Silva Caraballo, que brindou o concerto com sua voz quente e potente, trazendo todas as cores e sons de seu país. Texto de Úrsula Pereira / Ascom Theatro da Paz Fotos: Lucas Mont Via Agência Pará: https://agenciapara.com.br/noticia/46229/amazonia-jazz-band-abre-oficialmente-o-amajazzon-festival-na-capital-paraense Anterior Próximo

  • Theatro da Paz recebe 'Cantoria Amazônica, um hino de luta em defesa das mulheres' | Theatro da Paz

    < Volte Theatro da Paz recebe 'Cantoria Amazônica, um hino de luta em defesa das mulheres' Helena Saria (SEMU) 23 de ago. de 2023 Evento promovido pelas Secretarias das Mulheres (Semu) e da Cultura (Secult) reuniu arte e conscientização pelo fim da violência contra as mulheres Um espetáculo empolgante no Theatro da Paz, em Belém, na noite de terça-feira (22), com o concerto da Amazônia Jazz Band (AJB) e a participação das cantoras Gigi Furtado, Alba Mariah e Lucinha Bastos, emocionou os espectadores. O evento intitulado "Cantoria Amazônica: Todas as Vozes em Defesa das Mulheres" uniu música, cultura e engajamento social para marcar a programação do "Agosto Lilás". O referido mês é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. No Pará, a iniciativa do governo do Estado mobilizou as secretarias estaduais de Cultura (Secult), das Mulheres (Semu), e, ainda, o Theatro da Paz e a Academia Paraense de Música (APM). "É um momento muito importante, muito significativo. A Secretaria, com apenas cinco meses de criação, no ano que a lei Maria da Penha completa, 17 anos e o governador do Estado cria a Secretaria, que tem esse poder articulador de trabalhar as políticas de forma transversal", expressou a Secretária Paula Gomes. "E hoje nós estamos aqui no Teatro da Paz, junto com a Secretaria de Cultura, promovendo um evento de conscientização, de combate à violência, reunindo a rede de enfrentamento à violência, mas, principalmente, passando essa mensagem para toda a sociedade, da importância da gente conscientizar e combater a violência contra as mulheres. Então, esse momento é muito significativo." Ursula Vidal, secretária de Cultura, falou sobre a Semu: "A Secretaria das Mulheres brilha forte com um brilho muito raro de coragem nessa articulação e nessa transversalidade, porque é um brilho de luta, de reconhecimento pelas que vieram antes de nós, é um brilho de esperança num Pará mais justo, mais solidário, de mais direitos plenos para as mulheres, é uma secretaria de mulheres muito fortes, de mulheres muito generosas e corajosas, porque se colocam nesse fronte de batalha também, para que o Estado garanta tudo o que a lei prevê e que muitas vezes nós demoramos muito para acessar e para consolidar", finaliza. Para Daniel Araújo, diretor do Teatro da Paz, o evento foi um esforço para erguer um muro de conscientização: "O trabalho de hoje é justamente colocar mais um tijolinho nesse muro enorme que a gente precisa erguer, um muro de conscientização, erguer essa força de união da sociedade, de todos os setores, quer sejam as instituições governamentais, não governamentais, o cidadão comum, as pessoas que estão vindo hoje para o concerto, e poder fazer parte desse momento com o nosso trabalho, sediando esse momento tão importante nessa casa, que tem um valor simbólico, um valor histórico tão grande para a nossa cultura, e que isso também seja usado em prol dessa causa." A premiada Lays Parães compartilhou sua história de superação e o compromisso de inspirar outras mulheres: "Eu vivi algo maravilhoso que eu nunca imaginei na vida. [...] E estar aqui hoje é muito importante porque é uma superação e a gente vai poder contar, vai poder mostrar e incentivar cada vez mais outras mulheres a não abaixar a cabeça, a lutar pelos seus objetivos, a denunciar as agressões que elas vêm sofrendo e, principalmente, na sala de aula, a gente conscientizar as nossas crianças porque são elas o futuro." “Só queria agradecer a nossa secretária, Paula Gomes. O evento foi maravilhoso, acho que buscou tudo o que o povo estava querendo ver. A verdade é a mesma, a voz da mulher”, explicou Liane Dias, diretora de Políticas Sociais do Parapaz. Lucinnha Bastos, cantora, resumiu a experiência: "Uma energia boa, né? Mulherada cantando com a gente, isso é mais bonito ainda. [...] A gente precisa entender que existe o medo, que existe o constrangimento, ainda existe isso. Mas a gente vai vencer a cada dia, principalmente com a informação e com a força de todo mundo junto." Anterior Próximo

  • Amazônia Jazz Band leva repertório eclético ao palco do Theatro da Paz | Theatro da Paz

    < Volte Amazônia Jazz Band leva repertório eclético ao palco do Theatro da Paz O concerto vai mostrar ao público clássicos, música popular feita no Pará, samba, balada, pop e chorinho 28 de out. de 2023 O concerto vai mostrar ao público clássicos, música popular feita no Pará, samba, balada, pop e chorinho Uma mistura de clássicos, música popular feita no Pará, samba, balada, pop e chorinho é a proposta da Amazônia Jazz Band (AJB), que neste sábado (28), as 20 h, se apresenta no Theatro da Paz, em Belém. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). A apresentação começará com a música “Bala com Bala”, arranjo de Nelson Faria, guitarrista, violonista e compositor brasileiro, que integrou a banda de João Bosco por mais de uma década e tocou com outros grandes nomes da música brasileira. Em seguida, “Canto de Ossanha”, um clássico do álbum “Os Afrosambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes”, com arranjo de João Lenhari, trompetista paulista. O repertório prosseguirá com “Brooklyn High”, música instrumental, composta por Nelson Faria; “Estamos Aí”, composta por Maurício Einhorn, gaitista carioca; “Carinhoso”, grande clássico de Pixinguinha, com arranjo feito pelo ex-integrante da AJB, Jonas Hocherman, e “Pauapixuna”, de Paulo André Barata, com arranjo de Rafael Oliva, carioca que viveu por mais de uma década no Pará. Os músicos da AJB vão mostrar, também de Paulo André Barata, “Indauê Tupã”, com arranjo de Rafael Rocha exclusivo para a Amazônia Jazz Band, como homenagem póstuma a Paulo André. Para finalizar, “Este Rio é Minha Rua”, também com arranjo de Rafael Rocha, e solos de trompete e saxofone tenor. Serviço : O concerto da Amazônia Jazz Band será neste sábado (28), as 20 h, no Theatro da Paz. Os ingressos estarão disponíveis no dia do evento, a partir de 9 h, no site www.ticketfacil.com.br e na bilheteria do TP, por apenas R$ 2,00. Texto: Úrsula Pereira - Ascom/ Theatro da Paz Anterior Próximo

  • UsiPaz Antônia Corrêa comemora um ano de ações com grande festa em Marituba | Theatro da Paz

    < Volte UsiPaz Antônia Corrêa comemora um ano de ações com grande festa em Marituba Por Dani Franco (SEAC) 20 de mar. de 2023 Cerca de 500 pessoas prestigiaram as programações paralelas em todos os espaços do complexo, na tarde do domingo (19) Olhos e ouvidos atentos. No palco, Bela e Fera valsavam a canção-tema do filme famoso, em seguida a princesa Moana levantava o público que fazia coro na música dublada pela personagem, emocionando as crianças e adolescentes que lotaram o teatro da Usina da Paz Antônia Corrêa, em Marituba. As personagens se apresentaram pela primeira vez numa edição do projeto Conecta da Paz, que abriu a programação de aniversário da UsiPaz neste domingo, 19 de março. Com programações paralelas em todos os espaços do equipamento, a Usina da Paz recebeu cerca de 500 visitantes durante toda a tarde do domingo. Além da feira gueek, just dance e concurso de cosplay do Conecta da Paz, houve ainda torneio amistoso de boxe, feira de economia criativa, demonstração de canoagem no furo Maguari Açu e grande show com Amazônia Jazz Band, Keila e Gigi Furtado. Frequentadora da Usina da Paz desde o início das atividades no complexo, a moradora Ester Cardoso frequenta as aulas da turma de boxe e disse estar muito feliz em comemorar o aniversário. "Eu faço aula de boxe e vim aqui pra ver a competição do amistoso e também os shows. Estou vendo tudo muito lindo, uma programação enorme e estou muito feliz de estar aqui porque já participo da usina", afirmou ela. Para a secretária Adjunta de Cidadania (Seac), Alessandra Amaral, o aniversário da UsiPaz é um marco na transformação dos moradores locais. “Este é o primeiro ano da usina, enquanto estrutura física, mas o trabalho na comunidade do bairro Nova União e de todo o entorno começou muito antes, lá em 2019, quando nós demos início ao Programa TerPaz. Por isso comemorar este aniversário é uma alegria tão grande, pois estamos vivenciando essa profunda transformação. Nós só temos a agradecer ao Governo do Estado por manter esse olhar cidadão”, avalia Alessandra Amaral. “Nós conseguimos diminuir a violência e criminalidade a partir de uma transmutação no pensamento dos jovens da comunidade. Antes a preocupação deles era em como esconder uma arma, por exemplo. Hoje eles estão ocupados com outras atividades, estão exercitando a criatividade e vivendo isso aqui no complexo. Isso é uma verdadeira transmutação porque está sendo modificado desde a base. Pra nós, ver toda essa mudança de forma palpável é o grande motivo dessa festa”, analisa a coordenadora geral da Usina da Paz Antônia Corrêa, Kátia Santos. Elaborada pelo Governado do Pará e coordenada pela Seac, as Usinas da Paz integram o Programa TerPaz e têm suas atividades realizadas em parceria com as secretarias estaduais de Esporte e Lazer (Seel), de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Cultura (Secult), Saúde (Sespa), Comunicação (Secom), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Trabalho Emprego e Renda (Seaster), Educação (Seduc), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme) Fundação Carlos Gomes, Fundação ParáPaz, Funtelpa, Fundação Cultural do Pará (FCP), Corpo de Bombeiros, Fábrica Esperança, Banpará, Prodepa, Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Ideflor-Bio, Polícia Civil, Polícia Militar, Credcidadão, além de parcerias com associações da sociedade civil e ONGs. Festa plural Tendo o esporte como uma das características da UsiPaz Antônia Corrêa, a comemoração de aniversário contou também com demonstração de um amistoso de boxe no espaço de dojô. Já a Escola de Canoagem Caruanas, levou mais de 24 crianças da comunidade em um breve passeio pelo furo Maguari Açu, braço do rio Uriboca que circunda a Usina da Paz, além de passar instruções para cada uma das crianças. Segundo Alan Boradallo, um dos instrutores da Escola, a ideia é despertar nas crianças e adolescentes um olhar para o esporte e pela preservação da natureza. Outro ponto da festa, além de bolo e parabéns, foi o de agradecimento entre os parceiros. A coordenadora de cultura das Usinas da Paz, Elane Guedelha, da Secult, acredita que é por conta dessa transversalidade que as UsiPaz têm conseguido alcançar o objetivo de atender as comunidades. “O trabalho que foi feito nos territórios é anterior a este momento. No ano passado, com a efetivação do equipamento Usina, a gente veio trabalhando as vivências formativas, através dos cursos e oficinas artísticas e para este momento trouxemos a Amazônia Jazz Band com duas cantoras convidadas e mais a Feira Criativa e Solidária com produção exclusivamente de mulheres de coletivos aqui de Marituba. Então existe a apreciação artística, mas também o fortalecimento das pessoas criativas da comunidade”, explica a coordenadora da Secult, Elane Gadelha. Todo artista tem que ir aonde o povo está “Sempre estive no meio do povo, no meio das pessoas. Acho que é esse o lugar do artista. Então estar aqui na Usina da Paz, pela primeira vez, é um presente não apenas para o aniversário da usina, mas é um presente pra mim também”. A declaração da cantora paraense Gigi Furtado retrata o entusiasmo com o qual a Amazônia Jazz Band subiu ao palco montado na UsiPaz. Convidada especial da festa, ela e a cantora Keila Gentil se apresentaram no início da noite ao lado da AJB, promovendo acessibilidade cultural na região. “O nosso público-alvo são crianças, jovens e adultos que vivem nas regiões de maior vulnerabilidade no entorno das UsiPaz construídas pelo Governo do Pará. Nossa intenção é oportunizar a essas pessoas o acesso à música que anteriormente era desenvolvida e apresentada ao público apenas no Theatro da Paz. Dessa forma, pretendemos a formação de plateia, levando uma música que muitas vezes vai ser a primeira vez que será ouvida por grande parte das pessoas”, explicou Daniel Araújo, diretor do Theatro da Paz, que também esteve presente. A emoção em ver a orquestra pela primeira vez foi vivenciada por vários dos presentes. A dona de casa Maria de Fátima e seus dois filhos, Guilherme e Carlos Eduardo, confirmaram. “Foi emocionante ver a apresentação da Amazônia Jazz Band aqui na Nova União. Meu filho Guilherme faz iniciação musical na Fundação Carlos Gomes e sonha em estar no palco. Ver que a Amazônia veio até aqui, mostrou para a gente que ele pode estar um dia lá”, disse emocionada. Além do público, os próprios artistas se emocionaram com o momento. A cantora Keila, disse que a apresentação foi um motivo de muito orgulho. “É uma satisfação enorme voltar à periferia, que é lugar de onde eu vim. e poder devolver o meu fazer, a música. Eu espero que a cada dia mais jovens percebam a potência que está naquilo que de melhor a gente sabe fazer e se coloquem no mundo fazendo a diferença”, finalizou. De acordo com a Seac, a Usina da Paz Antônia Corrêa realizou pouco mais de 145 mil beneficiamentos diretos à população em seu primeiro ano de funcionamento. O complexo atua com ações de inclusão social e reúne ações inter-setoriais de secretarias e órgãos parceiros, como emissão de documentos, cursos profissionalizantes, empreendedorismo, cultura, esporte, lazer e assistência à saúde. O complexo da Usina da Paz Antônia Corrêa está localizado na Rua Bom Sossego, s/n, no bairro Nova União, em Marituba, Região Metropolitana de Belém. Texto de Úrsula Pereira / Ascom Theatro da Paz Anterior Próximo

  • Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz celebra a Adesão do Pará com concerto | Theatro da Paz

    < Volte Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz celebra a Adesão do Pará com concerto Úrsula Pereira (Ascom do Theatro da Paz) 13 de ago. de 2023 Apresentação musical na próxima terça-feira (15), no Theatro da Paz, irá contar com a presença da cantora lírica Lanna Bastos e da pianista Ana Maria Adade Uma noite de música clássica está prestes a iluminar o cenário cultural de Belém na próxima terça-feira (15), às 20h, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) em um concerto de comemoração pela Adesão do Pará à Independência do Brasil. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Theatro da Paz, em parceria com a Academia Paraense de Música (APM). No palco do Theatro da Paz, o maestro Miguel Campos Neto irá comandar a OSTP no encontro musical que contará com a presença da cantora lírica Lanna Bastos e da pianista Ana Maria Adade. A seleção do repertório irá contemplar composições clássicas e peças originais inspiradas na trajetória do Pará e de sua participação na Independência do Brasil. “Obviamente que foi um momento muito importante para a nossa nação, já que começamos a caminhar com nossas próprias pernas e nada melhor para celebrar do que a música paraense, a música de cunho nacional e a estrangeira”, e continuou. “Waldemar Henrique, por exemplo, estará presente na bela voz de Lanna Bastos em duas obras muito interessantes nas quais compositores estrangeiros - isso é muito importante - se inspiraram no nosso belíssimo hino nacional, que mexe com os brilhos de todos os brasileiros. E dois compositores estrangeiros, um austríaco e um norte-americano, fizeram obras baseadas no tema do hino nacional brasileiro. Um deles é Eduardo Strauss, que fez uma obra chamada ‘Glória do Brasil’ que tem o tema do hino nacional, e o outro foi Louis Moreau Gottschalk, compositor que fez a grande fantasia triunfal sobre o tema do hino nacional brasileiro, solado pela professora Ana Maria Adade”, explicou. Ainda segundo o maestro Miguel, a OSTP também vai executar uma obra de um compositor francês, Pierre Thilloy, a ‘Saudades de Belém’. “Essa obra foi dedicada à OSTP e foi com apoio dos agentes francófonos do Brasil e do Pará, a Aliança Francesa, a Embaixada da França. Essa encomenda foi feita em 2016, para os 400 anos de Belém, depois de então, entrou no repertório da OSTP e foi tocada várias vezes e será tocada novamente neste concerto. A obra tem ritmos de carimbó e apesar de ter sido escrita por um francês, ele se emergiu na nossa música para escrever essa composição. A outra é ‘Floresta do Amazonas’, de Villa-Lobos. Iremos tocar dois movimentos de ‘Floresta do Amazonas’, a ‘Melodia Sentimental’ e o ‘Epílogo’, cantados pela Lanna Bastos”, finalizou.. Lanna Bastos - Soprano lírico paraense, iniciou seus estudos em 2013; Técnica em Canto Lírico pela Escola de Música da UFPA - EMUFPA; Bacharelanda em música pelo Instituto Estadual Carlos - IECG. Foi primeiro lugar nos concursos Doris Azevedo e Marina Monarcha (2018) e finalista do Concurso Maria Callas (2019). Como solista apresentou-se nas seguintes obras: 2022 (Nona Sinfonia, de Beethoven) Theatro da Paz; 2020 - Lucy (TheThelephone) Festival de Ópera do Theatro da Paz; 2019 - Elisetta (Il matrimonio segreto) XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz; 2019 - Fiordiligi (Cosi Fan Tutte) IV ENCANTA, Theatro da Paz; 2019 - 2° irmã de caridade (Suor Angelica) Festival de Ópera do Theatro da Paz; 2018 - Salud (La Vida Breve) XVII Festival de Ópera do Theatro da Paz; 2018 - Dido (Dido e Eneas) Ópera Estúdio IECG- Sesc Boulevard; 2017, Missa de N. Sra. da Conceição (Carlos Gomes) acompanhada pelo coro e orquestra sinfônica do Theatro da Paz; 2015 - Violetta (La Traviata) Orquestra Altino Pimenta - OSAP/EMUFA, no Theatro da Paz. 2015 - Condessa (Le nozze di Fígaro) Ópera Estúdio. Ana Maria Adade - Pianista, solista e camerista, participa desde a primeira versão do Festival de Ópera do Theatro da Paz, entre as muitas montagens, alguns títulos como Machbeth, Il Guarani, Otelo, Pescador de Pérolas, Soror Angelica, La Boheme, Don Giovanni, O Telephone.Atuou de 2006 a 2020, como pianista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz na área administrativa, foi diretora do Instituto Estadual Carlos Gomes, coordenadora de Grupos Artísticos e coordenadora de Extensão e Pesquisa da Fundação Carlos Gomes, coordenou e organizou a publicação de vários livros e documentos, tais como: “Memórias do Instituto Estadual Carlos, 2ª Edição do livro “Canções” de Waldemar Henrique, Catálogo Ilustrativo sobre o Memorial do Instituto Carlos Gomes.Participou como pianista da gravação de vários discos do Selo Uirapuru da Secretaria de Cultura – SECULT- PA. Pianista do I, II, III Curso “Formação em Ópera para Cantores” realizado pela SECULT-PA e Theatro da Paz.Também atuou como pianista na Abertura do XX Festival de Ópera do Theatro da Paz e como co-repetidora da Ópera “As Bodas de Fígaro” de Mozart, no XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz. Atua como pianista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz desde a seleção de 2021. Programa: LOUIS MOREAU GOTTSCHALK (1829-1869)"Grande Fantaisie Triomphale" sobre o Hino Nacional Brasileiro, Op. 69 EDUARD STRAUSS (1835-1916)"La Gloire du Brésil", Marcha Triunfal, Op. 63 PIERRE THILLOY (1970)"Saudades de Belém" para orquestra sinfônica, Op. 213I. O sonho do ÍndioII. Cidade das MangueirasNICOLINO MILANO (1876-1931)Hino do Pará WALDEMAR HENRIQUE (1905-1995)Tamba-TajáUirapuruMinha Terra HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)Floresta do AmazonasMelodia SentimentalEpílogoSolista: Lanna Bastos Serviço: Concerto da OSTP em homenagem à Adesão do Pará à Independência do Brasil Data: 15 de agosto, às 20h Local: Theatro da Paz Os ingressos podem ser adquiridos no site ticketfacil.com.br ou na bilheteria do Da Paz a partir das 9h da manhã do dia 15, no valor de R$ 2,00. Dois ingressos por pessoa. Texto: Úrsula Pereira/Ascom Theatro da Paz Via Agência Pará: https://agenciapara.com.br/noticia/46320/orquestra-sinfonica-do-theatro-da-paz-celebra-a-adesao-do-para-com-concerto Anterior Próximo

  • Bilheteria| Theatro da Paz

    Veja o horario de funcionamento da nossa bilheteria e as regras para retirada de ingressos. Bilheteria Terça a sexta-feira: 09h às 18h Sábados e Domingos: 09h às 12h. ( Excepcionalmente em datas comemorativas, feriados ou em razão de programação interna os horários de funcionamento da bilheteria podem sofrer alterações.) Contato: (91) 3252-8603 E-mail: bilheteria@theatrodapaz.com Site de Vendas www.ticketfac il.com.br Suporte do site Ticket Fácil (SAC) 0300 778 1818 Sobre Ingressos Ingressos comprados presencialmente na bilheteria devem ser conferidos antes de finalizar a compra, pois após a confirmação não será possível trocar ou cancelar; Trocas ou cancelamento de ingressos comprados online pelo site: TicketFácil© (site oficial) está sujeita às condições do mesmo; É de responsabilidade do cliente guardar o ingresso comprado presencialmente, pois em caso de perda ou deterioração não será possível a reimpressão do ingresso; Criança a partir de 03 anos (três anos) precisa ter ingresso para acessar ao espetáculo; Acesso aos Eventos A abertura dos portões de acesso para a entrada do público, ocorre 1h (uma hora) antes do horário do início do espetáculo, conforme informado no ingresso; Caso o cliente seja cadeirante ou tenha dificuldade de locomoção, o Theatro disponibiliza um elevador de acessibilidade que vai até o 1º andar, onde se encontram os setores Varanda e Frisas; Após o início do espetáculo haverá tolerância de entrada de até 15 minutos; Para ingressos de meia-entrada amparados por lei, é obrigatória apresentação de documento comprobatório no acesso ao evento. Proibi ções Acessos ao espetáculo após exceder o limite de tolerância; Consumir alimentos e bebidas dentro da sala de espetáculos; Fumar; Uso de equipamentos eletrônicos durante o espetáculo; Uso de flash ou iluminação (de câmeras fotográficas e assemelhados) na sala de espetáculos; Registros em fotos, vídeos ou áudios. Gratuidades Informações Gerais Conforme PORTARIA ESTADUAL n.º 830/94 DE 28 DE OUTUBRO DE 1994, 5% da capacidade está destinada à gratuidade: Portanto, são disponibilizados 38 (trinta e oito) ingressos de gratuidade no setor de Plateia; Distribuição dos ingressos para espetáculos: É feita presencialmente na bilheteria do Theatro da Paz, 1h (uma hora) antes do início do espetáculo, seguindo a ordem de chegada na fila; Distribuição de ingressos para a Visita Guiada: São disponibilizados 2 (dois) ingressos por horário de visita; O acompanhante terá igual direito (desde que seja comprovado a necessidade); Comprovantes válidos Idosos: Documento de identidade oficial com foto. Pessoa com Deficiência (PcD): Carteira da APPD, Carteira da Secult ou documento comprobatório; Aposentado: Carteira da Secult ou documento de identidade oficial com foto e documento comprobatório. Meia Entrada Comprovantes válidos Estudantes: Carteira estudantil com validade vigente, comprovante de matrícula com documento de identidade oficial com foto. Profissionais da área da educação: Crachá profissional da instituição de ensino onde trabalha ou Contracheque com identidade original com foto; Jovens baixa renda de 15 a 29 anos: ID Jovem ou Comprovante do Cadastro Único (CadUnico); Crianças de 03 a 12 anos: Identidade original com foto ou Certidão de Nascimento; Idosos: Documento de identidade oficial com foto. Pessoa com Deficiência (PcD): Carteira da APPD, Carteira da Secult ou documento comprobatório; Aposentados: Documentos de identidade oficial com foto e documento comprobatório. Setores Plateia, Varanda e Galerias, possuem assentos numerados, os quais são escolhidos no ato da compra e, após a conclusão da compra, permanecem reservados para o comprador até o início do evento; Após início do evento, o Theatro não se responsabiliza pela reserva em quaisquer dos setores, camarotes, frisas, plateia, varanda, galerias e seus respectivos assentos, números e unidades. Cada unidade de Frisas, camarotes de 1º ordem e camarotes de 2º ordem contém até 06 (seis) lugares, sendo a disposição dentro de cada unidade organizada pela ordem de chegada, podendo o espectador ter sua visibilidade comprometida (parcial ou total) a depender de sua posição dentro da unidade; A disposição dentro das unidades de Frisas e camarotes é por padrão 03 (Três) assentos na frente e 03 (Três) assentos atrás; Acessibilidade Theatro da Paz está equipado com rampas de acesso e banheiros exclusivos para pessoas com deficiência (PcD). Além disso, possui um elevador que proporciona acesso ao camarote de Proscênio para PcD e ao andar de Frisas, localizado no 1º andar do teatro. Térreo: Plateia; 1º andar: Frisas e Varandas; 2º andar: Camarote de 1º Ordem; 3º andar: Camarote de 2º Ordem e Galerias; 4º andar: Paraíso.

  • Orquestra do Theatro da Paz apresenta concerto 'Grandes Sucessos da Ópera' | Theatro da Paz

    < Volte Orquestra do Theatro da Paz apresenta concerto 'Grandes Sucessos da Ópera' Úrsula Pereira - Ascom/Theatro da Paz 9 de mai. de 2024 Espetáculo terá a regência do maestro Miguel Campos Neto, e a participação dos intérpretes líricos Lys Nardoto e Márcio Carvalho, nesta quinta-feira (9) No palco do Theatro da Paz, as luzes vão se acender, às 20h, desta quinta-feira (9), para uma noite de emoção, onde as histórias de amor, tragédia e triunfo ganharão vida através dos músicos. Sob a batuta do maestro Miguel Campos Neto, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) se apresentará, acompanhada pelas vozes líricas de Lys Nardoto e Márcio Carvalho, em um concerto que promete ser inesquecível. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e a Academia Paraense de Música (APM). Intitulado "Grandes Sucessos da Ópera", o concerto de temporada transportará o público através dos séculos, apresentando uma seleção de melodias poderosas que marcaram época. Desde os clássicos de Carlos Gomes e Giuseppe Verdi até as obras atemporais de Giacomo Puccini e George Bizet, cada peça será executada com maestria e promete cativar os espectadores desde os primeiros acordes. A jornada musical começará com a alvorada da ópera "Lo Schiavo", de Carlos Gomes, uma peça vibrante que preparará o público para uma noite de grandeza musical. Em seguida, Giuseppe Verdi tomará o palco com sua famosa ária "La donna è mobile", da ópera "Rigoletto", que será interpretada com paixão e intensidade pelo tenor Márcio Carvalho. A atmosfera romântica será intensificada com as belas canções de Giacomo Puccini, incluindo "O mio babbino caro" da ópera "Gianni Schichi" e "O soave fanciulla" da ópera "La bohème", melodias que expressam amor e desejo. A energia da Sinfonia de "Il Guarany", de Carlos Gomes, e a poderosa interpretação de "Nessun dorma!" da ópera "Turandot", de Giacomo Puccini, elevarão ainda mais o clima da noite, levando os espectadores a uma jornada épica através de paisagens sonoras. A Carmen Suite, de George Bizet, vem com um toque de exotismo e paixão espanhola ao concerto, com seus ritmos envolventes e melodias inesquecíveis. A OSTP mostrará toda sua habilidade em capturar a essência de cada peça, desde os ritmos animados de "Les Toréadors" até a melancolia da "Habanera". Para encerrar a noite com chave de ouro, a ópera "La Traviata" de Giuseppe Verdi será homenageada com a animada ária "Brindisi", com seu espírito festivo e otimista. O maestro Miguel Campos Neto explicou a importância de relembrar os grandes sucessos da ópera. "Nestas obras-primas, encontramos a essência da humanidade, suas paixões, dores e alegrias", disse ele. "Que ao celebrarmos essas composições atemporais, possamos também honrar a rica herança cultural que nos foi deixada". Serviço : Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do TP, pelo valor de R$ 2,00 (dois reais), duas unidades por pessoa/CPF e pelo site www.ticketfacil.com.br . Texto de Úrsula Pereira / Ascom Theatro da Paz Via Agência Pará: https://agenciapara.com.br/noticia/53956/orquestra-do-theatro-da-paz-apresenta-concerto-grandes-sucessos-da-opera Anterior Próximo

  • 'Auto da Compadecida, a Ópera' traz a obra de Ariano Suassuna ao palco do Theatro da Paz | Theatro da Paz

    < Volte 'Auto da Compadecida, a Ópera' traz a obra de Ariano Suassuna ao palco do Theatro da Paz Úrsula Pereira (Ascom do Theatro da Paz) 24 de mai. de 2023 O público lotou o centenário teatro para ver as aventuras de Chicó e João Grilo, recriadas pela Orquestra Ouro Preto, no XXII Festival de Ópera Chicó e João Grilo, personagens centrais da obra mais famosa de Ariano Suassuna, que há seis décadas fazem sucesso no teatro e no cinema, ressurgem no palco de uma maneira diferente, agora diante de uma ópera-bufa – enredo sem fim trágico. Classificada pela crítica como surpreendente e divertida, “Auto da Compadecida, a Ópera”, foi apresentada em Belém na noite desta terça-feira (23), dentro da programação do XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz. A montagem, que lotou o centenário palco das artes de Belém, será apresentada também nesta quarta-feira (24), às 20h30, no TP. Usando uma metalinguagem que caminha pelo universo do teatro e do circo, costurando aspectos lúdicos e harmônicos, a obra deixou inquieto até os frequentadores mais assíduos do Theatro da Paz, como a professora Amanda Carvalho. “O começo do primeiro ato me deixou confusa, mas eles conduzem de uma forma tão leve que, rapidamente, me acostumei com o formato. Relaxei e aproveitei toda a magia do espetáculo. Foi lindo!”, afirmou. A música original é de autoria do compositor, pianista e arranjador Tim Rescala. Ele assina o libreto junto com o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular da Orquestra Ouro Preto e responsável pela concepção e direção musical do espetáculo. A Orquestra Ouro Preto está em sua terceira incursão no universo operístico. Desta vez, em um projeto ainda mais ousado, baseado na cultura brasileira e popular. “Ópera é uma arte máxima, em que música, teatro, figurino, cenário e iluminação se encontram. Era um sonho antigo da Orquestra começar a realizar produções de óperas. As duas primeiras nos deram a sustentação necessária para caminhar para um desafio ainda mais inovador, mais audacioso e de grande fôlego, que é o Auto da Compadecida, a Ópera”, informou Rodrigo Toffolo. Foto: David Alves/Ag. Pará A ópera também foi a visão do diretor de arte Luiz Abreu, que se viu diante de novos desafios mesmo após tantos anos trabalhando com grandes espetáculos. “Uma ópera é concebida como uma ‘arte completa’. Em palco, a justaposição de figurinos, cenários, dramaturgia, iluminação, engenharia de som e outros tantos itens devem elevar a música à quintessência. E essa composição, para ser feita com excelência, exige um alto nível de dedicação e atenção”, contou Luiz Abreu, que também é diretor de marca da “Ouro Preto”. Fé e emoção - No segundo ato, o canto lírico de Marília Vargas, que interpreta a Compadecida, despertou emoções. Antônio Furtado, que estava na plateia, não conteve as lágrimas. “Sou devoto de Nossa Senhora de Nazaré, e a cena em que a Compadecida advoga por seus pobres filhos é poética, e retrata a nossa fé e a esperança de que no final haverá alguém por nós. Marília é sempre maravilhosa!”, disse. Foto: David Alves/ Ag.Pará Surpresas - De acordo com Daniel Araújo, diretor do Theatro da Paz, o Festival deste ano está só começando, e guarda muitas surpresas, seguindo em duas direções. “Uma é confirmar nossas relações com orquestras e teatros já parceiros, como o Teatro Amazonas, por meio do Corredor Lírico do Norte, e com Minas Gerais, por meio da Orquestra de Ouro Preto. A outra direção é a inclusão de óperas contemporâneas no repertório. ‘O Menino Maluquinho’, do Amazonas, e ‘O Auto da Compadecida’, produzida por Minas Gerais”, informou o diretor. Serviço: A segunda récita do espetáculo “Auto da Compadecida, a Ópera” será nesta quarta-feira (24), as 20h30, no Theatro da Paz – Rua da Paz - Praça da República, bairro da Campina, Belém. Texto da Úrsula Pereira / Ascom Theatro da Paz Via Agência Pará: https://agenciapara.com.br/noticia/43961/auto-da-compadecida-a-opera-traz-a-obra-de-ariano-suassuna-ao-palco-do-theatro-da-paz Anterior Próximo

  • Theatro da Paz recebe o espetáculo 'Missa Cubana' em homenagem ao Dia da Consciência Negra | Theatro da Paz

    < Volte Theatro da Paz recebe o espetáculo 'Missa Cubana' em homenagem ao Dia da Consciência Negra Elck Oliveira (SEIRDH) 16 de dez. de 2024 Os ingressos serão vendidos a um preço simbólico de R$ 2 e podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro, a partir das 9h A Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Fundação Carlos Gomes apresentam, na próxima quarta-feira, 20, dentro da programação que celebra o Dia da Consciência Negra, o espetáculo "Missa Cubana", com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e participação do Coro Carlos Gomes, a partir das 20h, no Theatro da Paz. Os ingressos serão vendidos a um preço simbólico de R$ 2 e podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro, a partir das 9h no dia do espetáculo, ou no site clicando aqui . "Missa Cubana" é uma obra de José María Vitier, dedicada à Virgem da Caridade de El Cobre, padroeira de Cuba, e mistura a música sacra de uma missa com percussão, ritmos caribenhos e influências afro-cubanas. A interpretação fica por conta da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e do Coro Carlos Gomes, sob a regência de María Antonia Jiménez. A maestra, María Antonia Jiménez, conta que esta é a quarta vez que a "Missa Cubana", apresentada pela primeira vez em 1996, será exibida no Brasil, todas em Belém. A estreia na capital paraense foi em 2005, no Festival Internacional de Música do Pará. "A primeira versão da 'Missa' no Brasil foi nossa, comigo regendo. É uma música maravilhosa, mistura de música europeia com ritmos cubanos. Então, é muito gostosa de ouvir, as pessoas em geral gostam muito. Escolhemos essa peça porque sou uma regente negra, uma mulher negra cubana que tem realizado um trabalho de relativo destaque no Estado. Acredito que é por isso que me chamaram para reger neste dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. E como sou cubana e esta 'Missa' é uma mistura de músicas europeias com ritmos cubanos e afro-cubanos, acredito que seja uma peça representativa para este dia. A 'Missa' é uma peça de um compositor cubano vivo, que estreou em 1996 e já rodou o mundo, sendo apresentada inclusive no Vaticano. É uma peça muito conhecida, muito bela e acho que representa muito bem o Dia da Consciência Negra, sobretudo porque quem vai reger é uma regente negra", detalhou. Mas o espetáculo do dia 20 não se restringirá a essa peça. María Antonia Jiménez adiantou algumas surpresas já preparadas para o público que estiver na plateia do Theatro da Paz. "Antes de cantarmos a 'Missa' com a Orquestra Sinfônica do Theatro, faremos uma parte menor de música brasileira, de compositores negros. E faremos também uma parte dos Spirituals, que é um gênero de música negra norte-americana. Faremos isto à capela e depois faremos a Missa com a Orquestra do Theatro da Paz", concluiu. Programação - O concerto integra uma série de atividades promovidas pelo Governo do Estado, via Secult e Seirdh em alusão à Consciência Negra. No dia 22 de novembro, haverá uma cerimônia no Teatro Gasômetro, a partir das 10h, com a participação de diversas secretarias e a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, para a entrega de políticas públicas e ações voltadas à população negra, quilombolas e Povos Tradicionais de Matriz Africana (Potma). Entre essas políticas, estão ações nas áreas de saúde, educação, tecnologia, titulação de territórios, entre outras. No dia 23 de novembro, encerrando a programação, das 9 às 16h, haverá uma feira de empreendedoras negras na Usina da Paz da Terra Firme, em Belém, com entrada aberta ao público, em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac). Para o titular da Seirdh, a "Missa Cubana" apresenta uma visão latino-americana de uma conexão com a África e sua ancestralidade. "Por isso que escolhemos, com Secult e Fundação Carlos Gomes, esse espetáculo para ser apresentado no dia 20 de novembro, que também é o Dia de Zumbi dos Palmares e o ápice da programação voltada a essa data. Dessa forma, estamos convidando todas as pessoas do movimento negro, as pessoas quilombolas, a juventude de periferia, as lideranças de todos os movimentos dos povos tradicionais de matriz africana, para podermos estar juntos no Theatro da Paz, que, aliás, foi erguido em um território que era destinado ao enterramento, ao sepultamento de pessoas pretas. Portanto, nós estaremos celebrando, no Theatro da Paz, a memória de Zumbi dos Palmares com a evocação à ancestralidade afro-americana de todos nós", frisou. Via Secult, as atividades alusivas à data integram o Preamar da Consciência Negra, que ocorre até o dia 13 de dezembro. A programação conta com exposições, lançamento de livro e outras atividades culturais, como apresentações de grupos de capoeira. "O Preamar da Consciência Negra representa nosso compromisso com a valorização da história, da cultura negra e com a pauta antirracista", destaca Ursula Vidal, titular da Secult. Para a secretária, "a Missa Cubana é uma peça representativa dentro dessa programação, não só por ser apresentada pela quarta vez no Brasil — todas em Belém —, mas também pela honra de termos a maestra, María Antonia Jiménez, uma mulher negra, regendo a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e o Coro Carlos Gomes". "Justamente no Dia da Consciência Negra, María, que traz suas raízes cubanas e escolheu o Pará e a Amazônia como lar, conduzirá essa obra que une o sagrado e a diversidade de ritmos afro-cubanos. Será uma noite de celebração e de significado profundo", acrescenta a secretária Ursula Vidal. Programa para o concerto: 1- Pe. José Maurício Nunes Garcia- Judas Mercator Pessimus 2- Presciliano Silva- Crux fideles 3- Carlos Gomes- Coro de Giovani Pittori(ópera Salvator Rosa) 4- Baden Powell - Berimbau 5- Chiquinha Gonzaga- Lua Branca 6- Rosephanye Powell- The Word Was God. 7- Kwangena Thina BoMissa Cubana- José María Vitier Serviço: Espetáculo “Missa Cubana” Data e horário: 20 de novembro, às 20h Local: Theatro da Paz Ingressos a R$ 2,00 (à venda no dia, a partir das 9h, na bilheteria ou em ticketfacil.com.br ) Anterior Próximo

  • Fotos Oficiais | Theatro da Paz

    Confira todas as fotos oficiais do Theatro da Paz. Fotos Oficiais

  • Concerto Solidário une Amazônia Jazz Band e Amazonas Band em apoio às vítimas do RS | Theatro da Paz

    < Volte Concerto Solidário une Amazônia Jazz Band e Amazonas Band em apoio às vítimas do RS Úrsula Pereira - Ascom/Theatro da Paz 13 de mai. de 2024 Apresentação será no próximo dia 15, no Theatro da Paz. Os ingressos têm o preço simbólico de R$ 2,00. Pede-se a contribuição de material de limpeza No próximo dia 15 de maio, às 20h, o Theatro da Paz, em Belém, será palco de uma fusão musical única e solidária. A renomada Amazônia Jazz Band receberá o maestro Rui Carvalho, líder da Amazonas Band, para um concerto especial em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa é promovida pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). Sob a batuta de Rui Carvalho, maestro titular da Amazonas Band, o concerto será uma celebração da música brasileira e internacional, com arranjos cuidadosamente selecionados para proporcionar uma experiência inesquecível aos espectadores. Além disso, o saxofonista Ênio Prieto, também da Amazonas Band, será destaque como solista, adicionando seu talento ao espetáculo. O programa incluirá obras icônicas de artistas como Gilberto Gil, Antonio Carlos Jobim, Adil de Paula Zuzuca e John Fedchock, com arranjos elaborados pelo próprio Rui Carvalho e pelo Maestro Branco. Entre as peças selecionadas estão clássicos como "O Morro Não Tem Vez", "Dindi" e "Chega de Saudade", que certamente tocarão os corações do público presente. Elias Coutinho, maestro titular da Amazônia Jazz Band, enfatiza que o concerto terá 95% de regência de Rui Carvalho, com uma música sendo regida por ele mesmo e outra por Ênio Pietro, primeiro sax alto e assistente da Amazonas Band. Coutinho destaca a oportunidade de o público apreciar o repertório e a linguagem musical trabalhada por Rui Carvalho na Amazonas Band. “Será um concerto que traz 90% de arranjos do maestro Rui Carvalho e composições também do maestro. Então, a plateia do Da Paz, o público da AJB, vai ter oportunidade de apreciar um espetáculo que envolve, justamente, esse repertório que vem diretamente da linguagem trabalhada por esse grande maestro na Amazonas Band. Então, o público terá oportunidade de ouvir um pouco do trabalho já de anos e com muita experiência desse grande maestro”, afirmou o maestro Elias. Ênio Pietro, reconhecido como um dos grandes saxofonistas brasileiros, além de solista em várias músicas, regerá uma peça emblemática arranjada pelo renomado maestro Branco, figura importante no movimento de big bands no eixo Rio - São Paulo. Espera-se grandes solos desse talentoso músico durante o concerto. Além de oferecer uma noite de música excepcional, o concerto também visa arrecadar materiais de limpeza para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As enchentes já afetaram mais de 2 milhões de pessoas devido ao excesso de chuvas, deixando uma marca de devastação e necessidade. Os ingressos serão vendidos simbolicamente por R$ 2,00 cada, com a opção de compra de até dois ingressos por pessoa. Além disso, pede-se a gentil contribuição de material de limpeza, que será recolhido no dia do concerto e enviado às comunidades afetadas. Serviço: Ingressos acessíveis a apenas R$ 2,00 (dois reais) cada, a serem adquiridos na bilheteria do TP e através do site Ticket Fácil, a partir das 9h do dia do concerto. Pede-se a gentil contribuição de material de limpeza, que será recolhido no dia do concerto e enviado às comunidades afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul. Texto: Úrsula Pereira - Ascom Theatro da Paz Via Agência Pará: https://agenciapara.com.br/noticia/54079/concerto-solidario-une-amazonia-jazz-band-e-amazonas-band-em-apoio-as-vitimas-do-rs Anterior Próximo

  • Leitura Dramática do Theatro da Paz apresenta “Lapsus, de Mário Zumba” | Theatro da Paz

    < Volte Leitura Dramática do Theatro da Paz apresenta “Lapsus, de Mário Zumba” Úrsula Pereira (Ascom Theatro da Paz) 21 de fev. de 2024 Aconteceu na noite desta terça-feira (20), no Foyer do Theatro da Paz, a primeira edição do projeto Leitura Dramática com o espetáculo "Lapsus", que conta com dramaturgia de Mário Zumba e direção de Marton Maués da A Cia. 2 de Teatro. A iniciativa é do Governo do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Theatro da Paz. De acordo com Edyr Proença, diretor do Theatro da Paz e idealizador do projeto, "Leitura Dramática” é uma forma de apresentar uma peça teatral, na qual os atores, em vez de encenar a história com figurinos e cenários completos, priorizam a interpretação dos diálogos e a expressão emocional dos personagens. “Esta primeira edição foi um sucesso e não poderia ser diferente, já que tivemos Lapsus, este belíssimo texto que nos emocionou bastante. Amamos ver a nossa casa cheia e estamos muito felizes”, destacou. O Projeto Lapsus nasceu da leitura informal que os atores Marton Maués e Mário Zumba faziam para amigos que visitavam a casa do Marton. A intenção era mostrar o texto recém escrito pelo Mário - a partir de um argumento proposto pelo Marton - para ver qual seria a reação dos ouvintes. E as respostas eram surpreendentes. Ao final da leitura as pessoas estavam sempre emocionadas com a história ouvida e estabelecia-se, naturalmente, uma conversa a respeito dos assuntos tratados no texto. As percepções dos participantes eram extremamente pertinentes apontando caminhos/aspectos valiosos para a montagem do espetáculo. Os atores perceberam que aqueles encontros poderiam tornar-se algo mais elaborado sendo feito na casa de quem os convidasse. Assim, em janeiro de 2023 foi lançada a proposta e logo surgiram os convites. Depois de mais de 40 apresentações em residências, jornadas pedagógicas, centros culturais, pousadas, livrarias e quintais, já tendo sido levado a diversas cidades, finalmente Lapsus chega ao Theatro da Paz para uma apresentação que causou muita emoção nos espectadores. “Coroamos Lapsus neste ambiente lindo e tão emblemático para a cultura que é o nosso Theatro da Paz. Revisitar a trajetória desta relação, relembrando momentos de afeto e mágoa na busca de uma redenção foi um momento único para a gente e a participação do público foi incrível. Vida Longa ao Leitura Dramática!”, afirmou Marton. O drama, premiado no Edital Obras Literárias/2023 da Fundação Cultural do Pará, tem uma duração aproximada de 35 minutos e é recomendado para maiores de 16 anos. Mário Zumba e Marton Maués atuam juntos na trama que retrata a relação entre um idoso com Alzheimer e seu filho, que havia sido expulso de casa na juventude por sua orientação sexual e agora retorna para cuidar do pai. Ana Cardoso, já tinha assistido ao espetáculo e resolveu vir ao Theatro da Paz em busca da emoção sentida na sessão anterior. “Me viciei nesse choro emocionado. Vim em busca dele da experiência e a encontrei. A iniciativa de trazer leituras interpretativas para este espaço foi realmente um presente para todos nós e abrir com este espetáculo tinha que ser casa cheia”, afirmou Ana”. Texto: Úrsula Pereira (Ascom Theatro da Paz) Via: https://agenciapara.com.br/noticia/51620/leitura-dramatica-do-theatro-da-paz-apresenta-lapsus-de-mario-zumba Anterior Próximo

Theatro da Paz logo 2
Chancela da SECULT e Governo do Parpa
bottom of page